Varizes: tratamento e prevenção

O termo varizes costuma ser um assunto corriqueiro, principalmente entre as mulheres.

Isso porque, de acordo com a revista Veja Saúde, 45% do público feminino apresenta a condição. O quadro progride aos poucos e não dá sinais visíveis em seu estágio inicial. 

Se não forem tratadas corretamente, as varizes podem provocar dores nas pernas e até risco à saúde. 

Varizes: como elas surgem?

varizes: tratamento e prevenção | blog goldmedic
foto: freepik

A nossa panturrilha ajuda no processo de fazer o sangue subir e chegar até o coração, ao contrair e relaxar. Com isso, ela empurra o sangue para cima, ajudando na circulação. 

As veias possuem válvulas que abrem e fecham a todo o momento. As varizes surgem quando os tubos enfraquecem e deformam com o tempo, fazendo com que fiquem visíveis sob a pele. Para piorar a situação, as válvulas perdem a sua função e não controlam mais o retorno venoso, que acaba acumulando nas pernas. 

Principais causas das varizes:

Genética: o risco é bem maior quando você tem um familiar de primeiro grau com varizes.

Hormônios: Alguns medicamentos, principalmente os que mexem com o sistema hormonal, chegam a alterar a integridade dos tubos sanguíneos e com isso o risco de desenvolver as varizes aumenta. 

Obesidade: Os quilinhos extras sobrecarregam e pressionam os vasos responsáveis por transportar o sangue pelas nossas pernas, aumentando bastante o risco de aparecimento das varizes.

Gestações: O crescimento do bebê no útero aperta as veias da pelve, e isso repercute diretamente nos membros inferiores. 

Sedentarismo: A falta de exercícios físicos estimula o ganho de peso e deixa a panturrilha sem o estímulo necessário e sem força. Assim, o músculo não consegue realizar seu trabalho. 

Varizes e a importância do tratamento

São muitos os tratamentos para evitar ou mesmo eliminar as varizes. Nos últimos anos, houve uma boa evolução, graças ao aperfeiçoamento das técnicas minimamente invasivas. 

Alguns tratamentos são:

1. Cirurgia 

Geralmente é a primeira indicação, uma vez que pode ser realizada em várias veias de tamanhos e calibres distintos. A retirada das veias doentes não afeta em nada a circulação sanguínea, já que esses tubos não cumpriam mais sua função. Apesar dos cortes pequenos, de acordo com os médicos é necessário respeitar o repouso por alguns dias antes de retomar as atividades normais.

É considerado um ótimo tratamento e que ainda pode ser associado a outros no sentido de obter resultados mais eficazes – mas isso pode variar de acordo com cada paciente e obviamente depende da avaliação feita pelo especialista.

2. Endolaser

O Endolaser é uma técnica minimamente invasiva que permite o tratamento de pacientes com varizes que apresentam alteração de uma veia chamada safena. De acordo com os especialistas, esse é um método que pode substituir a técnica convencional. 

É comumente utilizado para tratamento de varizes de grosso calibre. 

Através de um pequeno furo na pele, introduz-se uma fibra ligada a um equipamento de laser, guiada pelo ultrassom vascular, tratando a veia safena e, às vezes, outras varizes existentes. 

3. Espuma Ecoguiada

A Espuma Ecoguiada também é uma técnica que pode substituir a cirurgia convencional de varizes em alguns pacientes, principalmente nos casos considerados mais avançados, que de acordo com os médicos, são aqueles classificados como graus 4, 5 e 6. 

Essa é uma técnica que consiste em injeções de espuma apropriada no interior das veias doentes, com auxílio da ultrassonografia vascular, causando a destruição química das varizes. Esta é uma técnica que pode ser realizada em consultório, sem a necessidade de internação hospitalar.

4. Laser Transdérmico

O Laser Transdérmico é utilizado para o tratamento dos chamados vasinhos, ou seja, pequenas veias que começam a surgir. Normalmente, esses vasinhos têm tamanho inferior a três milímetros.

O angiologista realiza disparos diretos nos vasinhos através de um aparelho chamado de handpiece, uma espécie de pistola manual ligada a um equipamento específico. Dessa forma, a energia do laser atravessa a pele e atinge os vasinhos, eliminando-os. 

Esta técnica pode ser associada a outras metodologias (como a crio ou escleroterapia) para potencializar ainda mais os resultados. A indicação deste método depende, dentre outros fatores, da análise do tipo de pele do paciente.

5. Crioescleroterapia

Este método trata da união entre o resfriamento da pele com jato de ar ultrafrio e/ou do agente esclerosante com a injeção de substâncias no interior dos vasinhos.

Os agentes esclerosantes podem ser líquidos ou espumosos e os mais usados são: glicose hipertônica e a espuma de polidocanol. 

O médico especialista escolhe o agente e a melhor diluição, de acordo com o número e tipo de vasos do paciente, bem como o modelo de pele. Se comparado a escleroterapia tradicional, a crio apresenta, em geral, menos dor, menor reação inflamatória e possibilidade de potencialização dos resultados.

Varizes e as meias de compressão para tratamento

varizes: tratamento e prevenção | blog goldmedic
foto: banco de imagens

As meias de compressão são comumente utilizadas e prescritas pelos cirurgiões vasculares, tendo em vista a sua eficácia tanto no pós cirúrgico, como na prevenção das varizes. 

Existem vários tipos de meias de compressão e cada uma delas é indicada para determinados problemas circulatórios. 

Você lembra que um pouco acima, falamos sobre o funcionamento da nossa panturrilha? 

É exatamente isso que as meias de compressão fazem: elas ajudam a nossa panturrilha no processo do retorno venoso. 

A força da pressão exercida vai depender do tipo da meia, se é de leve, média ou de alta compressão.

De um modo geral, as meias de suave compressão servem para a prevenção de varizes e dores. As de média compressão, ajudam a melhorar a circulação de quem já está com varizes. E as de alta compressão são aquelas indicadas para quem tem muito inchaço e dores agudas.

Quem deve usar meias de compressão?

varizes: tratamento e prevenção | blog goldmedic
foto: banco de imagens

Todas as pessoas podem usar meias de compressão, em especial aquelas que ficam longos períodos na mesma posição (sentada ou em pé), viajantes, gestantes, idosos, pessoas com sobrepeso ou pessoas com histórico genético.

Elas também são indicadas como prevenção da trombose em algum procedimento pós-cirúrgico.

Porém, todas as pessoas, mesmo aquelas que não se enquadram em nenhum desses requisitos, deveriam usar meias de compressão. Elas são excelentes opções para melhorar a sua qualidade de vida e evitar a sensação de cansaço nas pernas ao final de um longo dia. 

Na Goldmedic você encontra as melhores marcas de meias do mercado, com todos os tipos de compressão e para qualquer situação. 

Clique aqui e encontre a loja mais próxima de você! 

Fonte: Veja saúde

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *